terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A melhor 1/2 Secret Run de sempre :)

No sábado passado aconteceu mais uma Secret Run que para variar não desiludiu :)


O inicio estava marcado para as 9:30 no Jardim do Príncipe Real. Na hora marcada lá estávamos todos prontos para iniciar mais uma aventura por caminhos desconhecidos. É essa a parte mais divertida numa Secret Run. Não saber para onde vamos.

Reunimos bens alimentares, roupas e agasalhos para uma associação, à semelhança de outras iniciativas da Secret Run e do Correr Lisboa. Desta vez foi o GMASA - Grupo do Milharado de Apoio aos sem Abrigo.

Depois de entregar os donativos recolhidos à representante do GMASA foi tempo da foto de família.



É então que percebemos a aventura que nos espera. Desconhecia por completo que o Jardim do Príncipe Real tem no subsolo um reservatório de água, o Reservatório da Patriarcal, construído para o abastecimento à 7ª colina de Lisboa e envolvendo também a parte da baixa, o sítio do Loreto, a Praça Luís de Camões e a zona do Chiado. Entramos por aqui:


e fomos dar ao espaço livre à volta do reservatório propriamente dito.



Foi ai que a nossa guia nos explicou a historia daquele lugar espectacular. O Reservatório da Patriarcal foi projectado em 1856 pelo engenheiro francês Mary. Construído entre 1860 e 1864 para servir a rede de distribuição de água da zona baixa da cidade de Lisboa. A localização do reservatório e o seu aspecto interior levaram a que se concretizasse um projecto de recuperação, e actualmente tem servido para diversas funções sociais e culturais. Ficamos a saber que existem varias galerias que distribuíam a água pela cidade e que vamos ter oportunidade de visitar um troço de uma dessas Galerias. Trata-se da Galeria do Loreto, e que está disponível ao público numa extensão de 410 metros, ligando o Reservatório da Patriarcal ao miradouro/jardim de São Pedro de Alcântara. Seguimos então pelo subsolo ao longo da Galeria, com as sapatilhas Skechers dos guias a iluminar o caminho, ate desembocar no Jardim de São Pedro Alcântara. 

Ai deu-se inicio ao treino propriamente dito já que na galeria não dava para correr muito ou ainda batíamos com a cabeça no tecto... Hehe. Seriam 10 Km pela cidade e já se estava a prever que mais surpresas vinham a caminho. Descemos então ao Chiado, e dai seguimos passando pelo Rossio entrando na Rua das Portas de Santo Antão. Eis que damos de caras com a Calçada do Lavra. Não pode ser, pensam vocês... Estes malucos resolveram subir a correr o caminho que faz o Elevador do Lavra??? Ohhh yheahhh. Por acaso sei que este é o Elevador mais antigo da cidade, não por ter uma cultura geral elevada COF COF :) mas porque um tio meu era funcionário da Carris e quando eu era pequena contava-me estas coisas e levava-me a conhecer estas relíquias. Ora tenho a dizer que o trajecto é de cerca de 200 m com uma inclinação média de 22,9%, por isso bastante bom para fazer treinos de series de subidas. Hahahaaaaaaa. Ia desfalecendo, mas sobrevivi. Mas...só um segundo... o que e isto??? Agora mais escadas sempre a subir???Bora la... No final desta subida estonteante chegamos à travessa do Torel. Fomos então em direcção ao Jardim do Torel, que e só, o meu Jardim preferido da cidade de Lisboa. Aqui fica a foto para a posteridade. 



Será que começaríamos a descer?? Descemos pelas escadas do Jardim e logo entramos na Av. da Liberdade, sentido Restauradores-Parque Eduardo VII... Vamos lá treinar para a São Silvestre de Lisboa. Neste caminho todo fui sendo sempre incentivada pelo Bruno, o cérebro por trás das Secret Run, e pelo Xico que me ajudou a controlar a respiração nas subidas. Chegados ao Marquês podíamos ter voltado para trás. Sim podíamos, mas não seria uma Secret Run... Toca a subir o Parque Eduardo VII. Ai seguimos pelo Jardim Amália Rodrigues ate apanhar a ponte de madeira que nos leva a ciclovia que vai dar a Campolide. Paramos para beber agua e ai termina a minha participação com grande pena minha :( O Xico tinha de chegar cedo a casa para apanhar boleia para a Cova da Beira e já que estávamos relativamente perto. Seguimos caminho até casa enquanto os restantes voltaram para trás. Pelo que percebi terão descido a Av. da Liberdade até aos Restauradores, subiram o troço do Elevador da Gloria até ao Jardim de São Pedro de Alcântara e depois seguiram ate ao Príncipe Real. Que havia gente a subir este trajecto de 265 m do Elevador da Gloria de bicicleta já eu sabia, mas a correr??? Devem ter sido os primeiros :) E eu que perdi isto... Buahhhh

Só tenho de agradecer por ter tido a oportunidade de participar em mais uma Secret Run. Fui a todas as que aconteceram em Lisboa e para mim esta foi sem duvida A MELHOR. Mesmo só tendo feito metade :)

1 comentário:

  1. Além de secret foi de surpresa em surpresa :)

    Beijinhos e boa continuação

    ResponderEliminar