quinta-feira, 17 de abril de 2014

Rescaldo do Enduro Trail de Ribafria

Tenham calma amigos... Não fiquem a espera de um emocionante relato de uma prova de trail... Nanana... Nada disso....

Infelizmente a minha presença neste Trail estava condenada ao fracasso... Mas vamos a factos:

Saímos de Lisboa em direcção a Benedita no sábado de manhã. A prova começava as 13h e queríamos ter tempo para comer qualquer coisa e ver onde íamos dormir nessa noite. A prova decorria em 2 dias pelo que iríamos dormir nas instalações do CRP Ribafria, que organizou a prova. Fomos levantar os dorsais e recebemos uma T-shirt personalizada :)



Ansiosamente aguardava o inicio da minha prova que seria as 13:11h. Ouvimos as indicações no briefing e fiquei tranquila pensando que seria uma prova de trail longa mas fazível...  Ohhh como estava enganada.... Esta prova funcionava de forma semelhante aos ralies e tinha classificativas e ligações, sendo que apenas contavam para a classificação final as classificativas, tal como o nome indica :) Tínhamos tempos previstos máximos de chegada que não deveriam ser ultrapassados senão começávamos a penalizar. Para iniciar tinha de fazer cerca de 6 Km em 1 hora.

As partidas tinham a distância de 1 min entre cada participante o que fazia com que por algum tempo seguíssemos sozinhos. A prova inicia-se e ia-me logo enganando a saída do pavilhão em vez de ir para baixo ia para cima. Mas tudo tranquilo estava só despistada. Segui e passados uns metros entro nos trilhos. Havia pouca água e nenhuma lama neste primeiro troço. O que notei logo foi o piso muito inserto e a começar a ter bastante pedra. Mas até ai tudo bem. A primeira ligação foi tranquila embora com algumas subidas. Cheguei antes da 1h prevista e tive de ficar a aguardar a minha vez para partir para a classificativa. Ai é que me apercebo o que me esperava. Uma subida a pique logo ali e sem fim a vista. Bebo alguma agua mas também não tive muito tempo para descansar... "Inêsssss". Chamam o meu nome e tenho de seguir viagem ainda a fechar a tampa do cantil. Começa a subida onde me era totalmente impossível correr quer pela inclinação quer pelas pedras soltas. Depois dessa subida começa um troço de subidas e descidas cheias de pedregulhos. Aqui ia eu em sérias dificuldades...


Numa dessas descidas pensei que talvez fosse melhor tentar acelerar o passo senão podia correr o risco de não chegar a tempo. Não acelerei assim nada de especial mas pus o pé em cima de uma pedra que me parecia perfeitamente fixa e afinal não era bem assim. A pedra resvalou e torci o pé. Foi uma daquelas torcidelas que até fazem barulho e por momentos até pensei que tinha partido o pé. Começou o martírio e as dores. Pensei como é que iria chegar ao próximo ponto de paragem se mal conseguia andar e me encontrava no meio de nada mais que pedregulhos. Todas os atletas iam passando por mim aos poucos até que de repente fui apanhada pelo Xico que tinha partido 40 min depois de mim. Ai percebo que estou em apuros. Disse-me para continuar e não se atrasar por minha causa que assim que chegasse ao abastecimento pediria ajuda. Mas ele ficou preocupado ao ver-me naquele estado e fez-me companhia. Estava a desesperar e se não fosse ele ter ficado comigo não sei o que faria. Toda, repito toda a gente passou por nós... Que deprimente... Não conseguia correr nem deixava o Xico correr... Para ajudar a festa aconteceu um momento cómico que na altura não me pareceu nada divertido. Lá no cimo de um monte de pedregulhos fomos atacados por uns insectos gigantes que sinceramente não sei o bem o que eram. Um picou o Xico dentro do ouvido e outro embrulhou-se nos meus cabelos a fazer um barulho ensurdecedor e não saia nem por nada. Parecia-mos uns tolos aos pulos. Se calhar foi por causa do amarelo das camisolas que atraímos os bicharoucos. 

Ao fim de uma eternidade cheguei finalmente ao abastecimento. Se tivesse demorado mais um pouco corria o risco de não estar lá ninguém. Resolvi desistir. E o Xico seguiu. Tinha meia hora para chegar ao controlo seguinte e já ia chegar a queima-roupa com o tempo que perdeu comigo.

Segui no carro da organização até ao pavilhão do CRP onde fui vista pela Fisioterapeuta. Diagnostico: Rotura de ligamentos parcial do tornozelo direito. Doía para xuxu. A Fisioterapeuta massajou-me bastante o pé e fez-me ultrassons durante cerca de 15 min. Indicou-me que devia fazer gelo e colocar um pé elástico. Saí do gabinete e fiquei a espera do Xico. Comecei a ficar preocupada porque tive noticia de que várias pessoas se tinham magoado e 2 rapazes tinham caído para um local inacessível e não conseguiam sair. Só descansei quando um rapaz me disse " O rapaz da tua equipa, o da camisola amarela, vem todo sujo de lama mas vem bem". Que alivio...

Passado um tempo lá o vejo a chegar. Só me disse "Ainda bem que desististe".


Feita a analise dos prós e dos contras de ficarmos resolvemos não ficar para o segundo dia e regressar a Lisboa. Magoados e cansados. Eu fiquei muito desiludida, não com a prova, mas com a minha humilde participação. É impressionante como é um conjunto de pessoas organizam uma prova com esta logística toda apenas por carolice. Foram impecáveis.

A dor no pé já se foi e já estou pronta para outra. Estou é cheia de feridas nas pernas das silvas e urtigas por onde passei.

Só tenho pena de ter perdido o 1º Aniversário do Correr Lisboa. Feliz Aniversário :)


4 comentários:

  1. Ainda bem que a dor já se foi, mas como está a rotura de ligamentos?

    Beijinhos e boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente estou bem. O facto de ter sido logo tratada pela Fisioterapeuta ajudou muito.
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Foi mesmo a loucura!!!!
    O tornozelo está bom? Pelo menos isso!
    Fica a experiência, que é disso que a vida é feita!
    E bom, se calhar descobriste capacidade de sofrimento que felizmente e se calhar ainda não tinhas descoberto (e que preferias não ter descoberto).
    Continuação de melhoras e ...vê se da próxima isso corre bem :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim o tornozelo esta bastante melhor. Sem duvida que descobri pelos piores motivos. Espero que para a próxima corra melhor. Ultimamente as coisas não tem corrido como eu esperava.

      Eliminar