sábado, 27 de dezembro de 2014

Ericeira Trail Run

Tal como vos referi no post anterior tenho andado mais parada devido a lesão de Casainhos mas aos poucos já estou a recuperar. Tenho aproveitado para treinar no meu novo brinquedo. Esta bichinha:



Dá um jeitaço enorme para dias em que não dá para ir correr porque se sai tarde do trabalho e é um excelente complemento a corrida. O spinning ajuda e melhorar a capacidade aeróbica, resistência muscular e não tem impacto, o que é importante para a minha recuperação do tornozelo.

Mas já andava a sentir falta de um trail a maneira. O Bruno desafiou-nos para ir ao Ericeira Trail Run na prova mais curta com cerca de 22 Km e conseguimos arranjar inscrições a ultima da hora. E lá fomos. Quando acordei estava nevoeiro cerrado e fui ver qual a temperatura que estava na Ericeira 5ºC e em Lisboa 3ºC. Estranho normalmente a Ericeira é sempre mais fria... Realmente depois de passar a zona de Montachique o nevoeiro desapareceu e até estava um dia aparentemente agradável para correr não fosse estar um pouco de vento. Foi bastante difícil sair do carro de pernoca ao léu para ir levantar os dorsais. Bati o dente. Começamos a ver mais uns quantos Vicentes a caminho do levantamento de dorsais e todos nos encontramos depois do controlo 0 para a foto da praxe.



A hora marcada é dada a partida e la seguimos  junto a praia. Uma das coisas que eu tenho algum pavor são arribas e uma das razões por não me ter inscrito logo nesta prova tinha a ver com isso mesmo. Pensar que por ser junto ao mar e na zona da Ericeira que iriam haver arribas de certeza. No entanto tranquilizaram-me e disseram-me que isso não ia acontecer. E o que é facto é que não aconteceu... Que alivio... Esta prova era bastante rolante e com muito alcatrão.

Resolvi ir devagarinho para não abusar mas mesmo assim o tornozelo deu sinais de fragilidade e doía-me em algumas posições o que fez com que tivesse de caminhar bastantes vezes, especialmente quando encontrava terreno mais instável. Eu que quando vejo uma descida me atiro como se não houvesse amanhã desta vez tive de me conter porque senti muita insegurança no tornozelo. Acabei por perder demasiado tempo assim com medo de me magoar e andar para trás na recuperação.

No que diz respeito ao percurso não me cativou particularmente porque pese embora adore praia e mar prefiro trilhos campestres. Além disso preferia que tivessem dado privilegio aos trilhos ao invés do alcatrão. No entanto tendo em conta a zona onde iria decorrer percebo que as opções fossem um pouco limitadas.

No que diz respeito a abastecimentos pareceu-me perfeitamente suficiente um abastecimento solido para a prova curta e a semelhança do que a Horizontes já nos tem vindo a habituar não desiludiu. No meu entender tinha tudo o que era preciso para dar forças para terminar a prova. Aqui podem ver a minha cara de felicidade ao chegar ao abastecimento:

Obrigado pela foto De Sedentário a Maratonista 

Cheguei ao fim com 3:30h depois de ter sérias dificuldades a descer a escadaria da Ribeira d'Ilhas.

Aqui está um video espectacular do JP Amador que atesta a minha chegada:



No final novo reencontro com os restantes elementos do Correr Lisboa para troca de impressões e uma ida ao abastecimento da meta para recargar energias.

No dia seguinte acordei não com dores musculares mas sim com uma valente constipação mas que tão rápido como chegou se foi embora.

Boas Festas e até uma qualquer S. Silvestre por ai.

3 comentários:

  1. Fico feliz que estejas a deixar para trás esse problema dos Casainhos :)

    Que bonito filme!!!

    Beijinhos e que 2015 te traga muita felicidade

    ResponderEliminar
  2. Feliz 2015 Inês!
    Sem lesões e muitas conquistas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar